Teodoro contra a Febre Aftosa
A vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia começou no dia 01 de novembro e irá durar até o dia 30, informa a Agência de Defesa Agropecuária do estado (ADAB). A 2ª etapa é destinada a todos os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária. Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho para o órgão.

Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha e não fizerem a declaração serão multados por cabeça não imunizada e por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho.

A Bahia busca a garantia dos status de zona livre de aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). São mais de 20 anos livre da doença. De acordo com a Adab, a Bahia conta com cerca de 10 milhões de cabeças e mais de 261 mil produtores.

Após a vacinação, os produtores têm até 15 dias para declarar a imunização junto a ADAB, pela internet, ou nos postos da agência distribuídos pelo estado.

A ADAB informou que a mudança da dose é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para minimizar as reações que ocorriam no local de aplicação da vacina.

Em Teodoro Sampaio, todas as informações devem ser obtidas na Agência Local da ADAB, localizada na sede da prefeitura.

Publicado em 03/11/2022 ás 13:11